Home

O que é ponto referencial?

5 respostas

  • Publicada em 2008-04-04 por Anónimo

    Concordo plenamento com o 'irisnao'
    Ponto referencial é um ponto que você se refere pra
    se definir se está em movimento ou em repouso.
    " É o sistema adotado porquê referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso."
    Existem diversos exemplos para podermos entender melhor 'Ponto Referencial'. porquê os subordinado:

    ~> Considere um automóvel em uma rua e um poste. O velocímetro do automóvel marca 100 km/h. O motorista do automóvel está em repouso ou em movimento? A resposta correta é: depende do referencial.
    Se o referencial for a superfície terrestre, o poste está em repouso e o motorista está em movimento a 100 km/h. Se o referencial for o automóvel, o motorista está em repouso e o poste está em movimento a 100 km/h.

    ~> Considere um avião em pleno vôo e um passageiro dormindo em uma poltrona. Se o referencial for o avião, o passageito está em repouso e se o referencial for a superfície terrestre, o passageiro está em movimento.

    Traduzindo: Ponto referencial é qualquer coisa que você usa para confrontar a outra coisa para se definir se em relação ao ponto escolhido se o que você estiver comparando está em movimento ou em repouso.
    Outro exemplo:

    ~~> Tem um pedestre à espera que o sinal fique verdejante para ele galgar a fita de pedestres, e um automóvel passa à 80 km/h. Em relação ao motorista que está dirigindo o automóvel o pedestre está em repouso ou em movimento? Em relação aos carros que estão passando o pedestre está em repouso ou em movimento?
    É só você imaginar.
    No 1º caso {o pedestre em relação ao ponto referencial motorista} ele está em repouso, porque o motorista está sentado dentro do automóvel, o que está se movimentando é o automóvel. portanto em relação ao motorista o pedestre está em repouso.
    Agora no 2º caso {o pedestre em relação ao ponto referencial carros que estão passando} ele está em movimento, porque imagine você dentro do automóvel, se você vesse aquele pedestre passando pra você ele estaria em movimento não é? É i

  • Publicada em 2008-04-04 por Anónimo

    é um ponto de reparo, pois na fisica e na vida universal, para se estudar varios fenomenos que ocorrem ao mesmo tempo é necessário relaxar numa cadeirinha e observa-los e tirar as medidas em relação a nos (sejam velocidade, distancia, peso,...etc)

    os fenomenos adquirem perspectivas diferentes qd se mudam os referenciais e o exemplo mais generalidade é o de galileu:

    imagine um paquete num rio, que tem uma mundo no mastro, este paquete vem em direcção à terreno. voce esta na terreno.

    a esfera cai.do mastro para as mãos do capitão do navio.

    agora imagine:

    para o capitão a esfera "unicamente" caiu de lá de cima do mastro e para as mãos dele.

    para você, que estava em terreno, viu porquê a universo, se deslocava, com o capitão, e o navio em direcção à terreno, ao mesmo tempo que caia do mastro.

    para o capitao parecia que a mundo exclusivamente tinha seriedade, porque estava inserido num sistema, que era o navio. para voce, que viu que havia outra força que empurava a mundo, o capitao e navio o sistema era a terreno.

    voce e o capitao sao referenciais distintos, viu porquê os fenomenos tiveram representacoes diferentes?

    as vezes vale a pena trocar os referenciais quando se estuda um tanto, porque fica mais facil ver o fenomeno menos generalidade (imagine ver o fenomeno da sisudez da esfera nos olhos do capitao - todo o outro movimento que puxava o embarcação e a ele proprio foram ignorados e so sobrou mesmo a seriedade)

  • Publicada em 2008-04-04 por Anónimo

    ponto referêncial:
      Bom,pela física,dizemos que um corpo está em movimento quando ele muda de lugar no espaço.Só que esse espaço precisa ser definido porque não existe corpo totalmente parado e nem corpo totalmente em movimento.
      EXEMPLO:
      Você vai pegar um ônibus.Se seu ponto referencial for o ônibus que você tomou,você está parado(a),porque você vai estar sentado(a) e não vai estar se locomovendo e sim,quem te locomoverá será o ônibus.Agora se seu ponto referêncial for o ponto onde você tomou o ônibus,você mesmo estando sentado(a) vai estar em movimento porque você saiu daquele lugar e está indo para outro.não importa se você está parado ou não.
      Se o ponto referêncial a ser utilizado for o ônibus,o espaço a ser estudado será o espaço interno do ônibus.Mas se for o ponto que você tomou o ônibus,o espaço a ser estudado serà a pausa do ponto de ônibus até o lugar onde você deseja descer.

  • Publicada em 2008-04-04 por Anónimo

    Um ponto referencial é tudo aquilo que nao se movimenta ou seja,um poste em relação a um automóvel em movimento.
    Para expor se corpo esta em movimento ou em repouso,é necessário saber o referencial.
    Quando voce esta num automóvel em movimento e passa pelo poste o que acontece?O poste passa,mas quem se movimenta é o automóvel.
    Espero te ajudar. vlw

  • Publicada em 2008-04-04 por Anónimo

    magine que você esteja sentado(a) dentro de um ônibus. Já imaginou ???

    Será que você está em repouso ou em movimento ? Pense muito antes de responder !!!

    Vou fazer a pergunta de maneira dissemelhante. Em relação ao passageiro sentado ao seu lado você está em repouso ou em movimento ? É simples que sua resposta será: "...estou em repouso."

    Mas e em relação aos postes de iluminação pública, na passeio, você está em repouso ou em movimento ? É evidente que agora sua resposta certamente será: "...estou em movimento".

    Ora, finalmente de contas você está em repouso ou em movimento ???

    Pois é, sempre que você ouvir falar que alguma coisa está em movimento ou em repouso, este movimento ou repouso será em relação a qualquer outro corpo, adotado porquê referencia. Um corpo pode muito muito estar em movimento em relação a qualquer objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado porquê referencia, de referencial.

    No seu caso, sentado no ônibus, se o referencial for o poste da rua você estará em movimento, mas se o referencial for a pessoa sentada ao seu lado, você estará em repouso.

    abraços referenciais…

Utilize o formulário para responder a esta pergunta