Home

se agua conduz eletricidade , porque a agua do chuveiro não da choque?

7 respostas

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    Apesar de tudo isso que falaram aí em cima, se você tiver a oportunidade de transfixar um chuveiro elétrico, verá que, por questões de segurança, o trabalhador colocou intensionalmente o fio terreno em contato direto com a chuva, de forma a forçar com que a tensão elétrica da chuva seja sempre nula.

    Dessa forma, não importa se os jatos são contínuos ou dispersos e qual seja a condutividade elétrica da chuva, ela nunca estará sob tensão e você não tomará choque.

    (por isso é MUITO importante vincular o fio terreno ao chuveiro)

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    O choque não passa de um caminho que um pólo elétrico procura para chegar ao outro. Sendo assim a resistência do chuveiro é esse caminho . Essa resistência transformará a eletricidade em calor, não sobrando quase zero para ser descarregada em quem está tomando banho.
    Além do mais, caso essa resistência se queime ou se rompa, a pausa entre os pólos elétricos, apesar de nessa chuva poder ter alguns sais minerais, será o menor caminho antes de atingir a pessoa.

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    Sim a chuva conduz eletricidade, mas no chuveiro, além do aterramento, a resistividade ainda é muito subida.
    Uma forma de fazê-la conduzir e matar alguém é dissolver uma grande quantidade de sais na caixa d´chuva, assim vc aumentaria a condutividade dela e consequentemente conseguiria provocar uma descarga diretamente pelo chuva!!
    ————————————————————-
    Daniel - Mestrando em Física
    Área de Estudo: Teoria Quântica de Campos e Partícular Elementares e Física Matemática

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    A chuva pura não transmite eletricidade, mas muita gente tem morrido por choque em chuveiro elétrico, porque a chuva do chuveiro contém muitos minerais que conduzem a fluente elétrica. Só quando o chuveiro tem um bom terreno é que não dá choque, pois a eletricidade procura sempre o melhor caminho e um bom terreno é esse caminho.

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    A chuva tem uma resistividade muito subida. Somente a chuva com sais minerais (eletrólitos) conduz fluente elétrica suficiente para que uma pessoa possa ter a sensação da descarga elétrica.

    Veja os dados:

    Condutividade (siemens/metro)

    Água Ultrapura 0,0000055

    Água Destilada 0,0001

    Água Potável 0,005

    Água do Mar 5,3

    Alumínio 34,2

    Níquel 10,41

    Prata 62,5

    Cobre puro 61,7

    Nicromo 0,909 (material com que é feita a resistência dos chuveiros)

    Pelos valores comparativos, vemos que a chuva é um mau condutor de eletricidade, não chegando a ser um isolante perfeito.

    Caso a chuva utilizada tenha grande concentração de íons, haverá uma "preferência" pela fluente em fechar o rodeio onde haja menor resistência, ou seja, pela chuva, ao invés de passar pela resistência elétrica. Teremos portanto uma eletrólise e um banhista eletrocutado ao invés de um banho confortável.

    Quanto menor a resistência da chuva, tanto maior será a potência dissipada no interno do chuveiro.

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    nao a contato direto alem do aterramento q os chuveros possuem caso ocorra qualquer problema

  • Publicada em 2008-02-19 por Anónimo

    Primeiro porque internamente os chuveiros possuem aterramento que possuem menor resistência que a chuva.
    Segundo que os dispersadores dos chuveiros são construídos de forma que a chuva ao trespassar não mantenha um jato continuo, quebrando assim a possibilidade de perenidade da fluente.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta